Se você deseja desenvolver hábitos eficientes para escrever todos os dias, saiba que este artigo é para você.
Por incrível que pareça muitos estudantes tem essa dificuldade.
A resposta que a maioria das pessoas espera é mágica, onde ela irá do dia para a noite, todos os dias, ter ideias fantásticas para escrever.
Eu também adoraria que fosse assim, mas nós sabemos que isso não existe no mundo real.
No fundo, também sabemos que criatividade não é dom, é técnica, trabalho e treino. E que em alguns dias, suas ideias serão péssimas.
Na maior parte do tempo elas serão medíocres.
E uma vez ou outra, você terá lampejos de criatividade que realmente farão a diferença.
Mas para que essa ideia fora da caixa tenha espaço para florescer, não adianta: você terá que exercitar o músculo da criatividade diariamente.
Logo, assim como você treina na academia para estar em forma, seu cérebro terá que ser treinado para que a criatividade faça parte da sua vida.
A Importância do Hábito de Escrever de forma Eficiente
A escrita é uma ferramenta muito importante para a sociedade, uma vez que nos permite registrar diversas informações relevantes que ficarão acessíveis para as próximas gerações.
Desse modo, ela possibilita que a nossa história seja marcada e conhecida além do lugar e do tempo de sua ocorrência.
Portanto, para você criar hábitos eficientes para saber escrever é fundamental para a sua formação e para o seu aprendizado.
Um povo sem recordações é um povo subjugado aos interesses governamentais.
Logo, quando o Estado consegue moldar os fatos ao seu bel prazer, eles passam a contar suas versões, e um público que é incapaz de se lembrar dos fatos passados, vai ser facilmente uma vítima de ditadores totalitários.
Como transformar a Escrita em um hábito?
Em primeiro lugar, todos os dias, para criar hábitos eficientes para você escrever procure criar uma lista de mini tarefas e, coloco o lembrete: “escreva algo”.
Desse modo, transformo esse objetivo em um hábito e procuro manter um registro do progresso que faço.
Assim como algumas pessoas tiram fotos de seu progresso na academia, eu mantenho um registro de minha escrita, mesmo que os resultados sejam pequenos, pois isso aumenta minha motivação para escrever.
Enquanto escrevo algo, meu objetivo lentamente se insere em minha rotina e se torna um hábito.
Defina o seu objetivo de escrita
Antes de tudo, é interessante definir qual é o seu objetivo com a escrita.
Seja simples e sincero com você mesmo. Tem muita coisa que pode ser escrita, então é bom escolher o mais cedo possível.
Quero escrever um diário é muito diferente de quero escrever um livro de contos que é mais diferente ainda de quero escrever o meu TCC.
A graça de ter um objetivo é que ele irá te manter escrevendo ao longo dos dias. Dar significado gera um calor no coração e torna a escrita consistente.
Se você tiver dificuldade em encontrar um objetivo mas quiser muito escrever, pode ficar tranquilo porque tenho o objetivo perfeito para você: treinar a sua escrita.
Lembra que eu disse antes que a escrita é treino? Chegou a hora de assumir isso de uma vez.
Tenha a curiosidade de uma criança
Toda criança é criativa. Até o ponto em que vão nos colocando num conjunto de regras e doutrinas. E daí paramos de questionar e começamos a aceitar o senso comum.
O grande problema é que as máquinas são ótimas em não questionar e em fazer operações lógicas e cumprir comandos. Essa é a sua função.
Entretanto, seres humanos não são máquinas. Nosso super poder é outro…
É aquele que possibilita a criação das máquinas: a criatividade.
Para resgatar a sua natureza criativa e você adquirir hábitos eficientes para escrever, volte à fase dos porquês quando você era criança.
Observe as coisas a seu redor e se pergunte porque elas são daquela maneira, como funcionam e se poderiam ser diferentes ou melhores.
Treine seu cérebro a enxergar além da superfície e deixar o óbvio de lado.
Faça brainstorming?
Brainstorming cuja tradução significa tempestade de ideias, busca encontrar a solução para um problema ou gerar várias ideias. O objetivo desse processo é dar vida à máxima a frase “duas cabeças pensam melhor do que uma”.
Sendo assim, é fundamental que o brainstorming envolva um certo número de participantes. Essa pluralidade de ideias é o pilar da técnica, para que seja bem-sucedido, o processo deve focar em quantidade, não em qualidade.
Leia Bastante
O Brasil não é, definitivamente, um país de leitores. Grande parte das pessoas não é incentivada a desenvolver o hábito da leitura desde criança, nem por parte da escola e nem em casa, pela família.
Segundo dados do Instituto Pró Livro de 2019, 60% da população paulista são leitores. O que significa que essas pessoas leram um livro inteiro ou parte dele nos últimos 3 meses.
Leia tudo o que estiver ao seu alcance: livros, jornais, revistas, blogs e páginas do seu interesse. O mais importante é que você varie as fontes de leitura, não se prenda a uma só e diversifique.
Use sinônimos
Primeiramente, quando você questiona a escrita de alguma palavra, o uso de determinada expressão ou a construção de uma frase, essa é a hora de consultar o dicionário e ver qual o sentido mais se aplica a ideia que você quer transmitir.
O uso de sinônimos é uma ótima ferramenta para evitar repetições em um texto.
Os sinônimos conservam o sentido das frases e a ideia central da mensagem. Isso torna a leitura mais agradável, uma vez que a recorrência da mesma palavra pode empobrecer o seu texto.
Faça um registro da sua evolução
A princípio para acompanhar o seu progresso e até mesmo adquirir hábitos eficientes para escrever, é importante que você meça o quanto escreve.
Mais importante do que a quantidade de palavras em um dia é acompanhar a sua evolução.
Faça uma tabela simples e, sempre que terminar a sua sessão de escrita, anote a data, por quanto tempo você escreveu, quantas folhas e, se quiser, o assunto.
Para muitos, só o fato de manter a tabela preenchida todos os dias já será um incentivo para retomar o trabalho. Registre tudo: treinos, diários, contos, poemas, artigos e o que mais você inventar de escrever.
Para finalizar, quero te propor um desafio: escreva todos os dias durante trinta dias, definindo o tempo ou a quantidade de páginas e registre o seu desepenho diário. Depois, volte aqui e me conte.
Agora aponte seu lápis, separe uma página em branco e boa escrita!
baixe o seu Ebook
Comece o seu TCC do jeito certo
Sobre o Autor
0 Comentários