As Principais Diferenças entre a Escrita Acadêmica & a Escrita Científica.

Primeiramente, o assunto escrita acadêmica e escrita científica, possui muitas sutilezas, normas e nesse artigo eu vou te mostrar a diferença entre cada uma delas.

O propósito da escrita acadêmica difere da escrita científica, pois o objetivo principal da escrita acadêmica é comunicar ideias de conhecimento amplo.

Geralmente a escrita acadêmica abrange, os documentos de cunho técnico, por exemplo temos os artigos científicos os ensaios acadêmicos.

O foco dela é mais formal, além de ter que ser claro e conciso. A escrita científica também tem que ser direto ao ponto e sem enrolação.

Em contrapartida, a estrutura pode variar, mas geralmente ela será: introdução, revisão de literatura, metodologia, os resultados, a discussão e a conclusão.

Basicamente toda escrita acadêmica vai ter mais ou menos esse esqueleto, algumas vão ter algum acréscimo, outras não.

A estrutura textual na Escrita Acadêmica

Primeiramente o primeiro ponto que difere da escrita acadêmica para a científica, são as citações e as referências.

Logo, o objetivo é mostrar que aquele argumento que você está colocando no texto, está embasado cientificamente.

Os artigos de revisão de literatura por exemplo, irão servir para analisar onde há espaço para propor melhorias e identificar lacunas.

Por outro lado, os ensaios acadêmicos na escrita científica, geralmente são mais focados para pesquisas de cunho qualitativo.

Entretanto, a escrita científica possui algumas sutilezas, o principal propósito dela é contribuir para o avanço científico em uma determinada área do conhecimento.

O estilo de escrita deve ser objetivo também, além de ser necessário uma linguagem técnica, porém clara e direto ao ponto.

A estrutura geralmente é padrão e semelhante a dos artigos científicos como : introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusão.

As evidências devem estar baseadas em fatos, logo aqui é necessário ser um pouco mais cuidadoso e exigente.

As referências presentes aqui, são as mesmas apresentadas nas citações, pois elas são para sustentar os seus argumentos.

A fundamentação teórica serve como fonte de estudo para outros trabalhos, podendo ser necessário a replicação de um resultado de um trabalho para propor melhorias.

Em outras palavras, o pesquisador terá que usar a sua pesquisa, como ponto de partida e avançar a partir dali.

A observação é muito importante sobre as sutilezas da escrita acadêmica e científica, existe uma distinção entre a escrita acadêmica e científica.

Escrita Científica

A escrita científica é uma forma específica da escrita acadêmica, mais rigorosa e ela representa uma subcategoria da escrita acadêmica que segue determinadas convenções rigorosas da metodologia científica.

Ela é uma arte que exige clareza, concisão e rigor na comunicação de pesquisas, pois serve como ponte entre o cientista e a comunidade científica, permitindo o compartilhamento de descobertas, ideias e conhecimentos.

Diferenças entre as escritas

Ao adentrar no universo acadêmico, você se deparará com dois tipos de escrita: a científica e a acadêmica.

Apesar de compartilharem algumas características, como a formalidade e o rigor, elas apresentam diferenças sutis importantes que devem ser compreendidas, para garantir a clareza e a efetividade na comunicação de suas ideias.

ASPECTOESCRITA CIENTÍFICAESCRITA ACADÊMICA
ObjetivoComunicar resultados da pesquisaDiscutir ideias e conceitos
PúblicoComunidade científica específicaPúblico mais amplo
LinguagemFormal, rigorosa e objetivaFormal, porém flexível
Estrutura Mais rígidaMais flexível
ÊnfaseMetodologia e ResultadosArgumentação e análise crítica
ExemplosArtigos Científicos Relatórios de PesquisaTeses, dissertações e ensaios
Tabela Comparativa

A tabela oferece uma visão comparativa abrangente de dois tipos de escrita crucial no âmbito acadêmico.

Desse modo ao compreender as características e nuances de cada tipo de escrita, você estará mais bem preparado para escrever com clareza, concisão e rigor, alcançando seus objetivos de comunicação e pesquisa.

Conclusão

O artigo oferece a você um guia prático para mostrar as diferenças entre a escrita acadêmica e científica. Através de um resumo detalhado, comparações e dicas, o texto empodera o leitor para aprimorar suas habilidades de escrita e alcançar seus objetivos.

baixe o seu Ebook

Comece o seu TCC do jeito certo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *