método-científico

Este artigo irá te mostrar o que é o método científico e todas as suas etapas passo a passo.

O Método científico é basicamente um conjunto de etapas necessárias para testar um fenômeno ou uma hipótese.

Primeiramente, o principal objetivo do método é de produzir novos conhecimentos ou corrigir os existentes.

Os gregos foram pioneiros em questionar como os fenômenos naturais acontecem e qual o mecanismo por trás deles.

Os maiores pensadores desse campo foram Platão e Aristóteles, pois criaram um método para discutir a filosofia natural, nome que davam na época.

Isso aconteceu por volta do ano 400 AC.

Em resumo o método científico, é um tipo de conhecimento provável expresso por demonstrações, com fundamento em observações, análises e experimentos considerando várias soluções sobre um mesmo assunto.

Desse modo, é nessas etapas do desenvolvimento da pesquisa, que te possibilita a conseguir formular uma teoria para o assunto.

A teoria só se torna confiável, com a aplicação do método científico.

De forma geral, o método científico pode apresentar as seguintes etapas:

Etapas do Método Científico

Observação

observação-método-científico

Em primeiro lugar, o conhecimento nessa etapa inicia com a coleta de informações para descrever de forma qualitativa e/ou quantitativa o fenômeno.

As informações de ordem qualitativa avaliam características definidas por categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos.

Por outro lado, as informações de natureza quantitativa são características numéricas.Exemplos:número de filhos, número de cigarros fumados por dia.

Simplificando, a principal diferença entre ambas é a seguinte:

Dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender os detalhes das informações.

Questionamento

dúvida-questionamento

É nessa etapa que as questões principais surgem . Essa observação pode ser a olho nu ou com a utilização de instrumentos de maior precisão, como microscópios, osciloscópios, dentre outros.

Desse modo, você irá reunir as perguntas essenciais cujas respostas guiarão o seu estudo.

É durante esse período que todas as dúvidas irão surgir.

Hipótese

Antes de tudo, a hipótese é uma resposta provisória podendo ser válida ou não após a realização do experimento.

Mesmo após a publicação de um estudo sobre algum tema, as hipóteses tem a possibilidade de descarte, com a realização de mais experimentos e com o uso de tecnologias que não estavam disponíveis anteriormente.

Apesar de não parecer intuitivo, o método científico apresenta a vantagem de encontrar os limites do que uma teoria pode explicar.

Experimentação

teste-experimentação

Em primeiro lugar, a experimentação no método científico é quem vai dar a você as informações necessárias para saber se a hipótese estava ou não correta.

Na antiguidade, as experiências empíricas tipo tentativa e erro, muito usadas por alquimistas acabavam sendo puramente casual.

Na experiência controlada havia dois grupos: o experimental e o grupo teste.

No grupo experimental uma variável é testada , as demais condições devem ser iguais às do grupo teste que, por sua vez, corresponde ao grupo em que a variável não aparece e, assim, serve de referência para análise dos resultados.

Nessa etapa você irá realizar vários experimentos com as ferramentas necessárias para a coleta dos dados e testar todas as hipóteses, verificando quais são corretas e quais são incorretas.

Veja um exemplo bem simples:

Suponha que você deseja saber a influência de um determinado substrato “S” no desenvolvimento de uma determinada espécie vegetal.

Nesse sentido, você deverá usar dois grupos de plantas nas mesmas condições, diferindo um do outro apenas no tipo de substrato S.

O grupo portador do substrato é o grupo experimental e o que não possui o substrato é o grupo teste.

Se os resultados forem estatisticamente iguais, então o substrato S não interfere na floração; caso, os resultados nos dois grupos forem estatisticamente diferentes, o substrato S é o responsável pelas diferenças observadas.

É nesse momento que ocorre a análise dos resultados que surgiram no momento da experiência, para decidir se eles respondem de forma satisfatória todas as questões e o problema principal (problematização) apresentadas no início.

Caso seja satisfatório os resultados, você pode passar para a última etapa, porém caso contrário, novas hipóteses vão e devem surgir.

Análise dos Resultados

Logo após a fase de concluir os experimentos, você irá analisar cada um dos resultados para verificar se eles são suficientes para explicar cada um dos problemas que você encontrou e também se estão de acordo com as hipóteses.

Desde já, se os resultados não são satisfatórios, surgem novas hipóteses para que novas experiências aconteçam.

Se os resultados são satisfatórios, é só partir para a etapa da conclusão.

Conclusão

Em resumo, a última etapa do método científico corresponde a toda a análise dos dados, ou seja você já pode ter certeza e afirmar as suas descobertas sobre o objeto de estudo.

Todas as afirmações a partir desta etapa passam a ser teorias.

E não podemos esquecer que, quando falamos em ciência, não estamos falando apenas das ciências exatas ou biológicas.

As ciências humanas também são importantes e tem a função de analisar o comportamento humano na sociedade.

Desse modo, os métodos usados nas ciências humanas nem sempre são os mesmos métodos das demais ciências, porém ainda assim conseguem ter o rigor científico em suas pesquisas e observações.

Agora que você já tem conhecimento de tudo o que envolve a aplicação do método científico em um trabalho acadêmico, não deixe de procurar os outros aspectos do TCC nos nossos outros artigos.

baixe o seu Ebook

Comece o seu TCC do jeito certo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *