
Em primeiro lugar o processo criativo tem cinco estágios.
Primeiramente definir o processo criativo nada mais é do que a evolução de vários estágios de uma ideia até a conclusão.
Desse modo, vamos definir o processo criativo, que é a evolução da ideia na sua mente até o último estágio que é ela concretizada, seja no papel ou na forma de um projeto.
A primeira pessoa que descreveu os estágios do processo criativo foi o psicólogo e co-fundador da London School of Economics, Graham Wallace autor do livro chamado The Art of tought.
Logo, o processo criativo apresenta cinco estágios :
Preparação nos Estágios do Processo Criativo
O primeiro estágio do processo criativo é a preparação, nessa fase você se prepara para gerar as suas ideias.
Nessa etapa do estágio do processo criativo o seu cérebro vai usar o seu banco de memórias para juntar com novos conhecimentos e gerar novas ideias.
Geralmente é nessa fase do processo criativo que é feito o Brainstorm, ou seja você vai escrever e anotar todas as ideias que surgirem na mente.
Pense nessa parte do processo criativo como se estivesse prestes a fazer uma viagem para o lugar que mais agrada você.
Embora possa parecer algo que exija muito esforço , o primeiro passo de todos os estágios do processo criativo é onde podem aparecer as suas melhores ideias.
Incubação

Em contrapartida o segundo dos estágios do processo criativo a incubação, vai definir aonde você quer chegar, com a sua ideia, é ali onde você irá traçar um objetivo inicial.
No seu TCC você vai recolher os materiais para conduzir toda a sua pesquisa e isso irá desenvolver a incubação, ou seja a sua ideia nessa está amadurecendo e se preparando para o próximo estágio dos estágios do processo criativo.
No estágio da incubação você irá olhar sob vários ângulos diferentes.
Logo após a possibilidade de inspiração, esse é o momento de permitir que todas as informações e ideias mergulhem diretamente em seu ser.
Neste estágio do processo criativo, pode parecer que não existe nenhuma movimentação e contribuição sequer para que haja a formação de soluções. Porém, a verdade é que, nesse momento, quem está trabalhando é o subconsciente.
É o processo de deixar a ideia se enraizar e trabalhar em segundo plano em sua mente, enquanto você se ocupa com outras tarefas do cotidiano.
É importante citar que o período de incubação pode levar algum tempo.
Para algumas pessoas, o processo criativo não é semelhante a acender uma lâmpada que leva diretamente a uma ação. Esse processo pode levar horas, dias e até meses.
Não deve haver em nenhum momento a pressão para o término do processo de incubação, afinal, é muito importante não se apressar neste estágio para que seja possível a realização das próximas etapas.
Iluminação

O terceiro dos estágios do processo criativo a iluminação é o momento de notar as conexões que vão dar forma e amadurecer a sua ideia.
Desse modo é nessa etapa que ocorre o momento Eureka , você vai notar todas as conexões que dão forma a sua ideia e apresentar novas soluções para o problema e nessa fase é muito comum que as pessoas passem pelo temido bloqueio criativo.
É nesse estágio que surgem novas ideias . Este é o momento conhecido como “percepção” do processo criativo.
Diferentemente das etapas anteriores, que poderiam durar um tempo indeterminado, esse é o estágio mais rápido.
Quando o período de incubação tiver acabado, o resultado vai ser uma ideia sólida e bem construída, que surgirá repentinamente na mente.
Avaliação

Em primeiro lugar o próximo dos estágios do processo criativo, você vai verificar a validade das sua ideias e os possíveis pontos contra.
Você vai avaliar os pontos positivos e negativos da sua ideia e também avaliar se a solução que você encontrou está de acordo com o objetivo que você pretendia.
Nesse momento você vai avaliar e refletir sobre o que você propôs na incubação e na avaliação você irá avaliar se o objetivo que você tinha na encubação está de acordo com o que você pensou aqui.
Verificação ou Ação
Por último mas não menos importante o último dos estágios do processo criativo a etapa da verificação ou ação, é onde o trabalho acontece propriamente dito e a sua deia toma forma física e no caso de um projeto, uma campanha o seu trabalho final vai ganhar forma.
Desse modo é o momento que você realmente vê a sua ideia Inicial passar do papel para o campo concreto.
Em outras palavras, para muitas pessoas, essa etapa final do processo criativo pode levar a mesma quantidade de tempo que todas as outras quatro juntas (ou mesmo ainda mais tempo).
Normalmente, ela envolve muitas horas de brainstorming e muita experimentação, a fim de descobrir o que funciona e o que não funciona.
Talvez você acerte de primeira, mas o mais provável é que você crie algo, não goste e comece de novo totalmente do zero.
Você pode precisar repetir o processo até que tudo esteja satisfatório aos seus olhos.
Para não desanimar, lembre-se das diversas tentativas “falhas” de esboços, esculturas e páginas iniciais criados por grandes artistas e que acabariam gerando uma obra-prima ainda apreciada séculos depois.
Os melhores desafios vem com sangue, suor, lágrimas e alegria reais como fruto dessa quinta etapa do processo criativo.
Conclusão
Finalmente agora que você entende melhor as cinco etapas dos estágios do processo criativo, espero que sinta menos pressão para criar algo inovador e impressionante do nada.
As grandes obras, não importa o meio, raramente acontecem dessa maneira.
Quando sentir frustração, lembre-se de que os estágios do processo criativo são lentos e constantes, que envolvem muita preparação, tempo e autorreflexão.
baixe o seu Ebook
Comece o seu TCC do jeito certo
Sobre o Autor