artigo-científico

Em primeiro lugar, vamos ver os 5 tipos de artigos científicos mais comuns por aí, algumas instituições pedem a pesquisa em formatos variados e é isso que vamos ver nesse artigo.

Desse modo, alguns estudantes durante o TCC, optam por publicar alguns dos tipos de artigos científicos mencionados nesse artigo em algum periódico ou revista científica.

Artigos Científicos de Pesquisa Original

Primeiramente nós temos os tipos de artigos científicos de pesquisa original, que nada mais são do que estudos detalhados de pesquisas originais os quais, podem incluir as seções de um artigo científico normal, porém tratam de fenômenos originais.

Esses tipos de artigos científicos são revisados por pares e fornecem novas descobertas, teorias ou abordagens para um determinado campo de estudo.

Tal como, quando a pandemia aconteceu e ninguém sabia muito bem, do que se tratava o vírus, surgiram pesquisadores para avaliar se a família dele era conhecida, quais os possíveis métodos de tratamento.

Foi necessário desenvolver pesquisas, estudos de caso originais para avaliar os melhores métodos disponíveis para buscar a melhor solução.

Os tipos de Artigos Científicos de Revisão

artigos-científicos-tipos

Nesse sentido, também temos o artigo científico de revisão que já fornece uma análise crítica de uma literatura que já existe em um campo específico por meio de resumo.

A investigação e comparação identificando possíveis lacunas para melhorias, ou seja toda pesquisa pode ser aperfeiçoada, então você deve identificar o que falta na pesquisa e propor melhorias.

Essa é a finalidade do artigo científico cujo tipo é de revisão. Esses artigos têm como objetivo sintetizar e analisar o estado atual do conhecimento em um determinado campo de estudo.

Os autores revisam e resumem os resultados de várias pesquisas anteriores sobre o tema, fornecendo uma visão geral dos avanços, lacunas e tendências na área.

Os artigos de revisão são valiosos para pesquisadores que desejam se atualizar em um campo específico ou para identificar áreas que precisam de mais investigação.

Artigo Científico Revisão Sistemática e meta-análise

A revisão sistemática envolve uma busca sistemática da literatura, seleção de estudos relevantes, avaliação da qualidade metodológica dos estudos e análise dos dados coletados.

A meta-análise é uma técnica estatística usada para combinar os resultados dos estudos incluídos na revisão sistemática. Esses artigos fornecem uma síntese objetiva e baseada em evidências para orientar a prática clínica ou a tomada de decisões.

Os tipos de Artigos Científicos Estudo de Caso

Primeiramente o estudo de caso são fenômenos, cujo principal objetivo é analisar a causa que envolve a pesquisa.

Ele é o resultado e aplicação de teorias, conceitos e conhecimentos comumente discutidos. É uma pesquisa de cunho prático, no qual você vai realmente verificar um fenômeno e descobrir as possíveis causas dele e como ele ocorre.

No caso ele destaca problemas no campo por meio de estudos aprofundados de amostras aplicadas ao governo, instituições ou um grupo específico.

O estudo de caso tem como base geralmente o uso de amostras, vamos tomar como exemplo uma análise comportamental sobre um determinado experimento psicossocial.

Vamos imaginar que você vai analisar, as pessoas que estão predispostas a obedecer ordens questionáveis, como é difícil abranger a população inteira, aí você pega uma amostra dessa população e observa como ela reage diante dos parâmetros que serão mensurados.

Desse modo, será necessário testar a sua amostra, ou seja escolher um grupo de pessoas aleatório, quanto mais aleatória a amostra, mais próximo da realidade ela está.

Logo, a pesquisa é consequentemente mais cara, por isso que pesquisas com diversas variáveis aleatórias e quanto maior o tamanho da amostra mais cara ela é.

Então para analisar aquele comportamento eu vou selecionar um grupo e analisar quais dos grupos que mantém o mesmo comportamento da maioria, o objetivo dele é pegar pontos de convergência certo.

É por essa razão, que ele é feito com o intuito de analisar as causas desse fenômeno e pegar os pontos de convergência.

Conforme você avança no estudo de caso, é possível ver semelhanças e no que a pesquisa pode melhorar.

Artigo Científico Estudo de Caso Clínico

Em primeiro lugar, o estudo de caso clínico, são casos reais de pacientes da prática médica ou clínica.

Espera-se que esse estudo se atente aos primeiros sinais de sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

Tomando como exemplo o vírus que está sendo veiculado na mídia e que tem um auto índice de letalidade. É uma doença relativamente nova, então esse é um estudo de caso clínico focado para analisar os sintomas , profilaxia e o tratamento desse vírus.

Os tipos de Artigos Científico Resenhas de Livros

Esses tipos de artigos científicos seguem uma metodologia rigorosa para revisar e sintetizar um conjunto de estudos relevantes sobre uma questão específica.

O objetivo é fornecer ideias, opiniões sobre livros acadêmicos publicados recentemente.

As resenhas nada mais são do que artigos curtos e são uma opção para os pesquisadores, que são iniciantes, pois faz com que estejam atentos a tudo que acontece na área.

Eles podem ainda aumentar a lista de publicações, se tornando reconhecidos no meio acadêmico. Esse é uma das maiores vantagens e uma grande lição para quem quer começar no meio acadêmico.

Conclusão

Como você pode ver, existem vários tipos de artigos científicos e cada tipo de artigo científico, desempenha um papel importante na divulgação do conhecimento e no avanço da pesquisa científica .

Eles atendem a diferentes propósitos e têm estruturas específicas. A escolha do tipo de artigo a ser produzido depende do objetivo da pesquisa, do campo de estudo, do público-alvo e do órgão que ele será publicado.

baixe o seu Ebook

Comece o seu TCC do jeito certo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *